1 de abr. de 2008

Até que enfim!!!

AUTO-REGULAÇÃO NO MARKETING POR CELULAR
Fonte: O Globo


A publicidade pelo celular, hoje feita a bel-prazer por cada empresa, vai começar a ser auto-regulamentada no Brasil. Chegou em março ao país a Mobile Marketing Association (MMA), entidade internacional que reúne operadoras, anunciantes, agências e fabricantes e estabelece regras para o mercado. Depois de instalada nos EUA, há cerca de cinco anos, a MMA alavancou o marketing móvel de US$ 100 milhões para US$ 1 bilhão em um ano. A primeira reunião em solo nacional foi 27, com a participação de empresas como Yahoo!, Microsoft, Nokia e Coca-Cola.

Com a chegada da MMA as empresas formarão os quadros da associação e começarão a adaptar experiências lá de fora ao mercado brasileiro. Entre as principais questões, está o direito de o consumidor decidir se quer ou não receber publicidade via aparelhos móveis. Uma vez decidida uma regra, todos os associados se comprometerão a cumpri-la. Os efeitos serão sentidos já no terceiro trimestre e devem deslanchar em 2009, prevê Federico Massamormile, CEO da Hanzo, uma das empresas que articularam a vinda da MMA para o Brasil. "Hoje, 8% da receita de operadoras brasileiras vêm de tráfego de dados. Em dois anos, isso deve dobrar", diz. A associação está presente em 40 países e tem 500 membros.

2 comentários:

George Azevedo disse...

Oi Cacau

Mais um assunto interessante, parabéns...na verdade a publicidade, um dos componentes do marketing (preço, produto, distribuição e promoção)busca cada vez mais espaço nos setores em franca expansão...e sem duvidas os celulares são um gde meio. Basta saber se o maior afetado nisso, o consumidor, suportará ficar recebendo informações em o que muitos consideram algo particular e privado...

Anônimo disse...

Valeu George, mas graças DEus as operadoras não permitem qq coisa (algumas inclusive proibiam informações de vendas), mas o grande problema é cada uma estava definindo uma coisa então se vc quisesse fazer uma ação talvez fosse aceita por umas e não pelas outras. Com a MMA ficará tudo mais organizado e passaremos a pensar nas ações de acordo com o padrão e tendo o padrão poderemos trabalhar com TODAS as operadoras!
Adorei essa novidade por isso coloquei aqui... M-Marketing é o futuro! rsrsrs