14 de abr. de 2008

Marketing de Relacionamento – Será mesmo que a moda acabou?

FRASE DO DIA: Seus mais insatisfeitos clientes são sua maior fonte de aprendizado. ( Bill Gates )
Nunca se falou tanto em marketing de relacionamento e nunca se viu tantos erros primários nessa área. Infelizmente, parece que quanto mais se fala, menos se sabe como fazer. Temos visto erros básicos, principalmente em empresas nada básicas! Tanta tecnologia, tanta informação documentada e tanta dificuldade para administrar os dados, onde isso vai parar?
Recentemente, Ricardo Pomeranz presidente mundial da divisão digital da Rapp Collins, em entrevista à Gazeta Mercantil disse o seguinte: "No início da década, era moda gastar milhões em softwares de CRM, mas não se sabia muito bem o que fazer com aquilo. Nos últimos anos, as empresas perceberam que precisavam enxergar essa ferramenta dentro de uma estratégia de negócios".

Mas será?

A definição mais simples de marketing de relacionamento diz o seguinte: marketing com o objetivo consciente de desenvolver e gerenciar um relacionamento longo e confiável entre consumidores, distribuidores, fornecedores e outras partes.
Quando uma empresa diz fazer marketing de relacionamento é exatamente isso que o cliente espera: ser atendido e ter uma posição em relação ao que será feito contanto que o que for dito realmente aconteça!

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