20 de jun. de 2007

É tudo culpa da China?

Quando falamos de negócios em moda, sempre ouço frases do tipo: É TUDO CULPA DA CHINA!

E o pior é que isso tem uma parcela de verdade. A China atrapalha bem nosso business, mas, o que quero contar aqui é que eles estão SIM interessados em mudar tudo isso.
A China, preocupada com o trabalho escravo e a exploração da mão-de-obra no país, está elaborando uma lei para por fim ao abuso.
É justamente por causa dessa exploração que produzir na China é tão barato e os produtos que vem de lá, detonam os nossos aqui!
Muitas empresas transferiram suas fábricas para a China e até agora se aproveitaram dessa exploração, sem qualquer peso na consciência.
Mas, aparentemente, as coisas vão mudar. Adoro quando as coisas dão certo! TK GOD!!!
O novo projeto propõe que o governo dê mais liberdade e poder às uniões de trabalhadores e sindicatos e veja como a culpa não é só da China, não: Reportagem do New York Times afirma que a proposta enfrenta resistência das EMPRESAS ESTRANGEIRAS, principalmente as norte-americanas.
Sim, as empresas dos Estados Unidos, justamente o país da oportunidade. Irônico, né?!
Essas empresas ameaçam deixar o país, caso a legislação entre em vigor. O correto, quando se fala em BUSINESS, é uma relação ganha-ganha, mas enquanto isso não acontece por lá, é melhor os empresários brasileiros se estruturarem e rápido, pois viradas como essa, podem mudar muitos rumos e não só os do Mundo da Moda e de Eletro-eletrônicos...
Enquanto o novo projeto não é aprovado, os chineses continuam sendo explorados e só Deus sabe até quando sua produção continuará a ser tão barata.
Se a nova legislação entrar em vigor, haverá aumento nos gastos com mão-de-obra, energia e terreno, o que pode levar o país a se tornar um muito lugar caro para se fazer negócios. Será mais difícil despedir funcionários e tão oneroso que as empresas irão preferir frear seus investimentos na China!
Kenneth Tung da Câmera Americana de Comércio na China, diz que “são dois passos pra trás depois de três pra frente”, mas o povo explorado da China não pensa assim, não! Afinal, eles são gente como a gente!
Bora lá prestar atenção no mundo, afinal são mudanças assim que geram novas oportunidades!

Nenhum comentário: